Sala de estar "vintage"

A cesta ganhou uma tinta verde e virou uma mesinha de centro.
A parede de perto. Temos isso em comum. Amo essa passarinhada.
Reparem que a porta do armário é feita de tecido e tela. Essa tela é usada pra fazer galinheiro.
A porta velha ela comprou por 7.50 euros
Mais perto

Eu gosto demais desse blog, cujo nome é Shabby-Roses-Cottage, lá da Alemanha. É um dos que visito frequentemente. Fico encantada com essa decoração tão simples e com estilo "vintage". É muito inspirador.

A primeira vista, parece uma decoração cara, mas a Nell, que é dona do blog, sempre conta como ela adquire as peças. Às vezes, é inacreditável o valor que ela paga.
Isso prova, que dá pra renovar e decorar gastando pouco.

Com esse friozinho que está fazendo, só falta uma lareira acesa nessa sala de estar. Eu ficaria horas lendo, fazendo crochê, ou assistindo um filme. 


Sempre fui curiosa, mas acho que no momento estou muito mais. Risos.
Falando da palavra "vintage", fiquei pensando o motivo dessa palavra está sendo  tão usada no momento no mundo da decoração e da moda, já que ela me lembra vinho. Leiam o que eu achei:

Vintage (do francês antigo vendenge - que deriva da palavra latina vindēmia) ou safra refere-se ao vinho produzido com uvascolhidas em determinado ano em que as condições climáticas, de produção e outros fatores que colaboram para que esse vinho tenha uma qualidade excepcional. A sua origem vem de uma palavra inglesa que está registrada em alguns dicionários nossos. Naquele idioma está atestada desde 1450[1], com o sentido de “colheita de uma vinha”, do latim vindemia, formado por vinummais demere. E esta palavra vem de de - “fora”, mais emere - “tirar”.

Em 1746 passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Em linguagem geral, agora significa “algo antigo e bom”, “um clássico”. Denominam-se também vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por terem a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. O termo vintage foi acolhido também pelo mundo da moda para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios.
No Brasil, o termo é mais comum quando se refere a vinhos.

Tenham um abençoado final de semana.

24 comentários:

  1. Lucinha, fico pensando que se eu tivesse internet quando eu estava na ativa... meu Deus. Hoje só não aprende quem não quer. também amo blogs alemães. Eles são muito imaginativos. A madrinha de Vanessa ensinou-me muitas coisas como por exemplo, há quarenta anos atrás, veja bem, fazer cartões de Natal e outras datas de própria mão, usar o desenho das crianças. Ela tinha fascinação por artesanato e tinha até forno em casa para a queima de peças. Ela amava meus croches e mandava eu guardar para o vestido de casamento da Vanessa. Pena que ela já se foi. Ainda prefiro os suecos. Em tudo, há sempre a imagem de Nossa Senhora e/ou um crucifixo. Essa que vc postou está linda. Amei os passarinhos. Tudo de bom! Amei! Bjbjbjbj!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa linda,Lucinha e tu sabes encontrar nas tuas buscas,né?

    Lindo e ainda elucidativo pois tem muitos que falam a palavrinha e nem sabem ao certo o que é...
    Beijos e um ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lucinha eu adoro a decoração vintage. Parece coisa de sonho, dos meus sonhos. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É um estilo interessante,acho super a porta velha. Tantas coisas que se deitam fora e tanta gente que faria maravilhas com elas, ainda bem que há blogs assim a incentivarem à reciclagem e reaproveitamento das coisas.
    E as fotos são bem lindas.
    Tenha um ótimo domingo (aí já é, não é?)
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lucinha querida tudo bem? fiquei feliz hoje em ver seu comentário tão carinhoso comigo.Sinto te dizer mas o worpress não tem seguidores,devo mudar pois é ruim não ter esse espaço para as pessoas me acompanharem.
    Lucinha que coisa fofa essa decoração toda delicada,amei a cesta que virou uam mesinha.
    Ah e mais em baixo adoreiiii o jardin de botinhas..
    Que bom gosto não é?
    AQui hoje amanheceu um dia lindo,fiquei dorminhoca e amanha vou andar de bicicleta,pois fizeram uma ciclovia por aqui!! ate que enfim..rs
    muitos beijos e fique com Deus.
    titi

    ResponderExcluir
  6. Adorei tudo, mas em especial esse armário verdinho com essa porta tão original. Ideias muito boas, vou anotar esse blog também. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amo esse estilo vintage,é tao charmoso e romantico!!tem selinho de 100 seguidoras no meu blog!passa la para pegar o seu!!bjos.
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii exclui meu comentario anterior porq coloquei o link de ourto blog q estava colocando na minha lista do blogroll.obrigada,bjos
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a decoração, bem aos tons pastéis e bem romântica. Bem ao estilo que eu gosto. E menina, que legal que vc descobriu sobre Vintage, não sabia. Aqui também é cultura!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. oi lucinha
    querida que sala maravilhosa.
    e esses passarinhos.....amei tudo.
    obrigado pela explicação do vintage sabia não.
    bom findi.


    bacione

    ResponderExcluir
  11. Olá Lucinha,
    Adorei a cor e simplicidade da decoração.
    Em tempos para fazer uma postagem sobre noivas, moda, pesquisei alguma coisa sobre o estilo “vintage” e fiquei convicta que a moda vai e volta e, hoje, seja na moda, na música, nas artes, decoração, é impossível não incorporar algo velho ao novo. O estilo "vintage" está sempre presente.
    Bom FDS

    ResponderExcluir
  12. Ei Lucinha!
    Eu simplesmente "amadorei" os quadrinhos de passarinhos, quem sabe eu não me atrevo e faço alguns?
    Agradeço por elucidar o termo vintage, termo muito utilizado na área de decoração mas nem sempre muito esclarecido, de tudo o que vi por aí posso dizer que adoro o estilo vintage.
    Obrigada por comparttilhar o blog alemão, já fui lá e gostei de tudo o que vi.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  13. Lu querida, mas que linda a casa da Nell!
    E ela reaproveita tudo, né? Adorooooooo!!!
    A porta que ela recuperou ficou linda demais, fiquei maravilhada!
    Obrigada por compartilhar conosco estas coisas tão belas!
    Beijossssssssssss e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  14. p.s.: Lucinha, qdo vc vier visitar o lado de ca do ocenao, ta intimada a vir comigo pra poços subir a trilha do cristo! vou fazer um post sobre ela pra vc conhecer! to prometendo pra mim mesma ha uns dois anos começar a caminhar pra treinar....agora que a trilha ta oficial fiquei mais animada!

    ResponderExcluir
  15. Lucinha
    Cada vez que passo por aqui fico encantada com todas estas coisas tão lindas aproveitadas e transformadas por mãos de fadas
    Beijinhos
    Utilia
    Ferrão

    ResponderExcluir
  16. OI, QUE LEGAL QUE VC FAZ CAMINHADA, OLHA SÓ EU ADOREI OS QUADRINHOS DE PASSARINHOS, A PAREDE TA TODA LINDA ESTA SEMANA VOU INVENTAR ALGO COM QUADROS E TECIDOS, VC ME DEU INSPIRAÇÃO COM ESTE ARRANJO LINDO DE QUADRINHOS BJS DEYA

    ResponderExcluir
  17. Amiga Lucinha,
    Visitar o seu Blog é ganhar uma alma nova pela frescura e suavidade que este tipo de decoração me proporciona.
    Grata por mais esta partilha de que muito gostei e agora vou espreitar o Blog da Nell.
    Desejo-lhe uma excelecente semana.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  18. Oi Lucinha adorei esta sala tão simples e aconchegante,lembra a sala da avó do meu marido,ela tinha uma sala que não dava vontade de sair a vontade era de ficar o dia todo só olhando e apreciando as coisas que tinha la.obs ela era alemã e faleceu a 4 anos com 98 anos,sinto muita saudades dela era uma pessoa muito querida e inteligente.bjs bom final de domingo

    ResponderExcluir
  19. Lucinha, você está do outro lado do mundo. Eu sou portuguesa e adorava visitar a Nova Zelândia.
    Adorei o teu blog e só não me torno imediatamente tua seguidora, porque o meu endoidou e não tenho acesso à lista de seguidores ( qualquer coisa relacionada com a Firewall...), mas logo que ultrapasse esta dificuldade vou seguir-te com o maior entusiasmo.
    Fica, desde já convidada a visitar-me
    Beijos,
    Nina

    P.S
    Esse blog alemão vintage é o maior charme.

    ResponderExcluir
  20. Querida Lucinha não vou esquecer mais que você esta do outro lado do mar e pensar que você dorme com as galinhas super cedo como em Minas eu durmia..rsss...
    Amiga você esta longe,mas esse bloguinho aqui nos aproxima..obrigada pelos elogios e gosto muito da sua visita...Hoje meu domingo foi legal e vou na igreja agora as 7 horas..sou Batista..
    Muitos beijos e uma boa semana..
    titi

    ResponderExcluir
  21. Lucinha passei aqui de novo...só para te desejar boa semana..
    muitos e muitos beijos querida miguinha.
    titi

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias